Religiões primitivas
Flausino Tôrres.
Publicação: Lisboa : Cosmos, imp.
1944.
Descrição física: 258 p.
livro em bom estado geral de conservação, amarelado pelo tempo, com reforço de adesivo contact pelo antigo dono, uma preciosidade sobre o assunto... não perca, saiba mais...
--------------------
A figura de Flausino Torres (1906/1974) é uma das mais interessantes entre os “intelectuais orgânicos” do marxismo-leninismo português. Pela obra, pela trajectória e pelos aspectos singulares da sua personalidade e do contexto que influenciou e o condicionou. Pese embora o silêncio que a “opinião da esquerda oficial” lhe continua a fazer pesar sobre a incomodidade da sua recordação (“roma não paga a traidores”), é difícil apagar o rasto de uma figura com a força de Flausino Torres. Para que, em tempo de centenário do seu nascimento, a obra, a figura e o seu exemplo, não sofressem por completo o apagamento desejado dos timoneiros do PCP, esses guardiães anti-história de mitos e lendas que tentam dar daquele partido a imagem monocórdica e linear de um monólito esculpido por Cunhal, tentando limpar da memória tudo o que sejam tropeços, diferenças e conflitos, zelosos a guardar segredos e relapsos a revelar factos, contribuiu decisivamente a descoberta por familiares do arquivo pessoal deste intelectual e o trabalho cuidado e apurado de um seu neto (Paulo Torres Bento) que, sendo ele também historiador, permitiu que fosse dada luz a uma obra biográfica com um rigor e transparência que ilumina a personagem com a clareza da sua importância histórica.
Entre a década de 30 a 60 do século passado, Flausino Torres esteve não só presente nas grandes lutas contra o fascismo, militando no PCP e nas organizações frentistas, como produziu uma obra vastíssima de divulgação do pensamento e da história, correspondendo aos desígnios programados dos intelectuais comunistas de “levarem o saber ao povo” e lançarem o suporte de uma cultura marxista. Se da leitura, hoje, dos livros e outros escritos de Flausino Torres, ressalta a pecha dogmática e maniqueísta da escola ideológica usada no seu tempo, o seu papel na aproximação à cultura erudita por muitos autodidactas, em que era proibitivo o acesso à Universidade, tem a maior relevância, sobretudo se tivermos em conta as inúmeras obras publicadas nas “Edições Cosmos”.
-----------
Teologia, história do cristianismo, filosofia religiosa, exegese, hermenêutica, analise crítica, cristandade, protestantismo, ortodoxismo, catolicismo, comunidades cristãs remotas, igreja perseguida, teologia sistemática, conflitos religiosos, pós-cristianismo, teologia evangélica, teologia reformada, mariologia, cristologia, pais do deserto, monasticismo, teologia libertação, liberal, história da igreja brasileira, teologia bíbliaca do novo testamente e do antigo, etc...
Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.
Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.
Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.
Todos os pedidos são enviados com seguro.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário