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quinta-feira, 15 de setembro de 2011
O Misticismo de Paulo, o Apóstolo. Albert Schweitzer teologia liberal critica historica protestante biblia exegese hermeneutica etc
O Misticismo de Paulo, o Apóstolo.
Albert Schweitzer
São Paulo: Editora Cristã Novo Século.
2003
Livro em bom estado de conservação, com 470 pgs. escasso, saiba mais ...
Tradução Paulo Arantes; Judith Arantes.
Com prefácio de F. C. Burkitt, F.B.A., D.D. - Cambridge
Livro que marcou época nos meios acadêmicos do estudo dos Evangelhos.
teologia liberal critica historica protestante biblia exegese hermeneutica etc
Albert Schweitzer foi o maior exemplo para a sua geração de que a dedicação à atividade intelectual preocupada com as grandes questões filosóficas e artísticas não exige o distanciamento das atividades humanitárias e o alheamento dos problemas cotidianos, como se as idéias pudessem ser tomadas independentes da realidade histórica e social. Seu trabalho na África não o impediu de lidar com a pesquisa teológica, nem diminuiu o seu amor pela música (Bach, especialmente). Pelo contrário, Albert Schweitzer sempre conjuminou estas áreas de atuação, declarando efeito motivador que uma atividade exercia sobre a outra.
"Misticismo em Paulo" é uma obra prima do autor que foi Premio Nobel da Paz em 1953
Albert Schweitzer. Nascido na Alsácia, em 1875, detentor de três doutorados (Teologia, Medicina e Música), em pouco tempo tornou-se uma figura comentada no mundo inteiro, popularizado pelas inúmeras reportagens dedicadas a sua vida e a seu trabalho, transformando-se em objeto de admiração e de inspiração para as gerações que conheceram sua obra.
Antagônico ao estereótipo de intelectual, Schweitzer uniu, como poucos no século XX, a erudição acadêmica, resultado de profundas pesquisas teológicas e musicológicas, e o trabalho de médico-missionário no coração da África, fruto do sincero amor pelos excluídos.
Paulo de Tarso na perspectiva da experiência religiosa, com destaque para os elementos místicos visionários de sua carreira, que fizeram parte do judaísmo e da religiosidade do primeiro século. Tradicionalmente, ele tem sido visto como grande exegeta, pensador e teólogo da Antiguidade, no âmbito dos primórdios do cristianismo. Essa concepção criou uma caricatura anacrônica desse apóstolo, como se fora um teólogo produtor de textos – o que tem caracterizado o labor teológico ocidental dos últimos séculos.
Ele vem sendo acusado até mesmo de ter sido o grande pervertedor dos ensinos de Jesus de Nazaré e, consenquentemente, de ter sido o criador de uma nova religião que desembocou no cristianismo ocidental que conhecemos. Entretanto, seus próprios escritos, notoriamente as Cartas aos Coríntios, revelam as impressões digitais de um judeu místico apocalíptico, típico do primeiro século. Sua experiência mística, mediada pela comunidade cristã que o acolheu, o tornou um seguidor de Jesus de Nazaré – cujos seguidores caracterizavam nada mais do que uma nova seita judaica naqueles dias.
Bem diferente de um teólogo produtor de tratados teológicos, ou de um exegeta que faz análise gramatical de textos sagrados, Paulo foi um místico visionário, com crenças apocalípticas, cuja experiência de revelação lhe deu uma visão renovada das Escrituras e da tradição judaica. Foi um entusiasta carismático, que saiu pelo seu mundo fundando comunidades que vieram a compor as primeiras igrejas cristãs do Ocidente, tendo como base a revelação do Jesus ressuscito que recebera.
Essa perspectiva histórico-religiosa, que leva em conta a exegese dos textos paulinos, é fundamental para melhor compreensão de Paulo de Tarso e das origens do cristianismo.
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